sexta-feira, 30 de junho de 2017

Os 31 anos do Xou da Xuxa

Foto: Montagem
Hoje, 30 de Junho, é dia de festa para os baixinhos dos anos 1980. Há 31 anos estreava na tela da Rede Globo o Xou da Xuxa, programa que mudou a forma de fazer entretenimento pra crianças no Brasil.
O sucesso foi tão grande que Xuxa fez o programa para outras línguas, no ano de  1991 em espanhol na Argentina (exibido para mais de 17 países) e em 1993, todo falado em inglês, tornando Xuxa a primeira brasileira a fazer sucesso fora do Brasil, desmentindo as recentes declarações de uma jovem cantora brasileira que se diz ser a pioneira no assunto.
Selecionamos 31 fatos sobre esse programa que mora na memória e no coração de muita gente:

11.       Primeiro cenário recusado
Xuper Blog

Xuxa fez o piloto (programa teste) do Xou da Xuxa em um cenário nada parecido com que vimos na estréia. Segundo relatos a apresentadora vinha de um escorregador, e o cenário era bem mais simples. A apresentadora deixou clara sua insatisfação com o cenário e ela fez o primeiro desenho de como queria o seu estúdio de gravação.

22.       Maurício de Souza
Divulgação

Maurício de Souza, o criador da Turma da Mônica, assinou o primeiro cenário do Xou da Xuxa, de acordo com tudo que Xuxa gostaria que tivesse em cena.

33.       Outros nomes para o programa
Divulgação

No aniversário de 3 anos do programa, Xuxa contou uma curiosidade sobre o nome do programa: Além de Xou da Xuxa, foram oferecidos os nomes Xuxa Xou e Xuxalândia para batizar o primeiro programa da apresentadora na rede Globo, a escolha, vocês já sabem qual foi.

44.       Quem veio da TV Manchete para Rede Globo?
Divulgação

Xuxa trouxe algumas pessoas da sua extinta emissora para o Xou da Xuxa: Andrea Veiga e a diretora Marlene Mattos.

55.       Dona Alda
Divulgação

A mãe da apresentadora, dona Alda Meneghel, foi quem fez as roupas de shows da Xuxa por um bom tempo, além das roupas das Paquitas.

66.       Família Meneghel nos Xous
Divulgação

Até a família da Xuxa já participou dos shows ao vivo da loira. Solange uma certa vez teve que substituir um dos personagens que faltou na apresentação.

77.       A primeira boneca
Divulgação

A tão famosa boneca da Xuxa que teve a lenda urbana nos anos 1980 e 1990 foi criada por pedido de uma mãe, que contou para Xuxa que de tanto a filha pedir uma boneca da apresentadora, ela criou uma de pano.

88.       Paquitas famosas
Divulgação

Grandes nomes da TV saíram da turma do Xou da Xuxa. Duas deles são Letícia Spiller e Juliana Barone, grandes atrizes que foram Paquitas.

99.       Casamento
Reprodução / Record TV

O Xou da Xuxa rendeu um lindo casamento que dura até hoje. A então Paquita Andréia Faria, a Sorvetão, e o cantor Conrado se conheceram nas gravações e hoje formam uma linda família com duas filhas.

110.   Guinness Book
Divulgação

O terceiro álbum da coleção Xou da Xuxa foi para o Guinness Book como o álbum mais vendido de 1988. Xuxa está mais de duas vezes entre os dez álbuns mais vendidos no Brasil de todos os tempos.

111.   As Naves
Divulgação

Durante os anos de Xou da Xuxa, o programa teve quatro naves diferentes: Em 1986, em 1987, em 1989 e em 1992. Além das duas naves diferentes na Argentina, em 1991 e 1992.

112.   Argentina
Divulgação

Em 1991 Xuxa estreava a versão em espanhol do Xou da Xuxa, pela Telefé. O cenário era o mesmo usado no Brasil em 1990, só alterando a nave. Em 1993 o programa mudou de emissora, para o Canal 13.

113.   EUA
Divulgação

A versão em inglês esteou quando o programa no Brasil já tinha acabado, em 1993, mas o piloto foi gravado em 1992 no mesmo cenário utilizado para o programa.

114.   Paquita Assessora
Montagem

Uma das Paquitas de Xuxa continua trabalhando com ela até hoje, mas em posto diferente. Tatiana Maranhão, que começou a trabalhar com Xuxa no final de 1987 como a Paquitita, hoje é assessora de imprensa da apresentadora.

115.   Xuxa 5
Divulgação

O 5º álbum da coleção Xou da Xuxa não leva o nome XOU, pelo fato do programa na época iria ser transmitido no Paraguai em português, e Xuxa já era conhecida fora do país como cantora.

116.   Álbuns em espanhol
Divulgação

Foram lançados três álbuns e uma coletânea para a versão em espanhol do programa Xou da Xuxa. No Brasil, só foi comercializado o primeiro deles.

117.   Cinema
Divulgação

Durante os mais de seis anos de exibição do programa, Xuxa estrelou quatro filmes: Dois sozinha (Super Xuxa contra Baixo Astral e Lua de Cristal) e dois com Os Trapalhões (A Princesa Xuxa e Os Trapalhões e O Mistério de Robin Hood).

118.   Maior bilheteria nacional
Divulgação

O Filme Lua de Cristal foi o filme brasileiro de maior bilheteria por mais de uma década.

119.   Microfones
Divulgação

Uma das maiores marcas registradas do Xou da Xuxa foram os microfones. O microfone com carinha e cabelo, e os microfones coloridos (dourado, prateado, branco e preto).

220.   O mesmo ensaio, dois álbuns
Divulgação

Você sabia que as capas do álbum Xuxa 5 (1990) e Xou da Xuxa Seis (1991) são fotos do mesmo ensaio realizados no ano de 1990?

221.   A volta de Andrea Veiga
Reprodução / Instagram

Ela que saiu em 1988 voltou a trabalhar no Xou da Xuxa em 1992. A ex-Paquita apresentava um quadro externo muito similar ao programa Xuxa Park exibido na Espanha, no mesmo ano. Andrea também trabalhou como Paquita no programa espanhol de Xuxa, durante uma temporada.

222.   Ayrton Senna
Reprodução / Paquitas Mitos e Lendas

O campeão das pistas participou do Xou da Xuxa especial de natal 1988, cena memorável entre os fãs da apresentadora.

223.   Ao vivo
Divulgação

Xuxa apresentou o Xou da Xuxa ao vivo apenas duas vezes: em 30 de Junho de 1988 no segundo aniversário do programa e em 12 de outubro de 1992, especial de dia das crianças.

224.   Nascimento no Xou da Xuxa
Divulgação

Uma baixinha nasceu ao vivo no Xou da Xuxa. Com link direto do hospital, Juliana nasceu na frente das câmeras com a emoção de Xuxa e seus telespectadores.

225.   O álbum esquecido
Divulgação

O Karaokê da Xuxa foi o álbum esquecido da coleção Xou da Xuxa. As músicas inéditas lançadas no álbum fora distribuídas nos dois primeiros álbuns da coleção quando foram relançadas em CD em 1995.

226.   Versões genéricas do Xou da Xuxa
Divulgação

O Xou foi copiado dentro e fora do Brasil. Fora do país em diversos países tiveram versões de Xuxa, e no Brasil Mara Maravilha, Angélica e Mariane seguiram o caminho iniciado por Xuxa Meneghel.

227.   Reencontro com o pai
Divulgação

Devido problemas pessoais, Xuxa não conversava com seu pai já fazia alguns anos, e no último programa foi criada uma situação pra lá de embaraçosa de uma reconciliação, que não aconteceu ali, e sim apenas três anos depois.

228.   O último Xou da Xuxa
Divulgação

Por conta do desgaste do programa ser tão copiado, Xuxa e a produção decidiram encerrar o programa em dezembro de 1992. Emoção foi o que não faltou nesse dia.

229.   Reprises em 1993
Reprodução / YouTube

As versões inéditas deixaram de ser exibidas em 31 de dezembro de 1992, a partir de 1 de janeiro de 1993 foram exibidas reprises do programa, até o final daquele mês.

330.   Final na Argentina
Reprodução / YouTube

O Xou da Xuxa em sua versão em espanhol durou um ano a mais para nuestros hermanos, sendo encerrado em 31 de dezembro de 1993.

331.   Jamais esquecido
Reprodução / Instagram

O programa que nunca foi esquecido pelos fãs, pode ser revivido nessa atual turnê da apresentadora Xuxa, o “XuChá – O chá da Xuxa”, com nave, Paquitas e muitos sucessos que embalaram e embalam esses 31 anos de Xou da Xuxa.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››